Nossa história

Somos um grupo de psicólogos que a partir da vivência de nossos próprios lutos e, do encontro harmonioso em nossa especialização em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, pelo Quatro Estações Instituto de Psicologia, reunimos nossos esforços para tratar de uma temática do luto tão pouco difundida que é o luto do homem pela infertilidade masculina.

A ideia surgiu enquanto ainda desenvolvíamos nosso trabalho de conclusão de curso. Percebemos, a partir dos estudos, o quão difícil pode ser para o homem demonstrar ou até mesmo sentir a dor frente à sua perda, quando ocupa a posição de enlutado.

O luto masculino é, frequentemente, invalidado. Por mais que alguns homens possam ter dificuldade para expressar seus afetos, não implica que não sintam e não vivam o processo de luto.

Os homens não sofrem menos do que as mulheres e nem igual. Não existe a questão de quem sofre mais ou menos, cada dor é única e sentida de diferentes formas por cada pessoa. Os homens se enlutam pela perda, mas alguns podem estar acostumados a esconder sua dor, seu sofrimento.

Devido à pressão social e cultural de se manterem fortes e inabaláveis, alguns homens podem inclusive buscar estratégias não saudáveis de evitação da dor, como o abuso de álcool e drogas, que acabam “anestesiando” temporariamente a sua dor.

O luto é um processo multifatorial de adaptação a uma perda concreta ou simbólica e que afeta a todo ser humano, sendo desta forma fundamental que possamos ter espaço para dialogarmos com as perdas que habitam em nós.

Pensar no luto masculino, já é por si só algo não reconhecido culturalmente. Pensar então no luto masculino pela infertilidade do homem, torna este evento muito mais difícil de ser reconhecido como luto para este homem e deste se permitir viver seu luto e sua dor.

Desta forma, o site Luto in.Fértil foi pensado com a intenção de se criar um espaço para a vivência desse luto tão específico que é experiencado, com frequência, de maneiras tão caladas e solitárias.

Missão

Promover psicoeducação e acolhimento ao luto do público masculino e a quem assim se identifica, quando estes são diagnosticados como inférteis.

Visão

Criar um espaço seguro, facilitador de conhecimento e interação onde essas pessoas possam ser escutadas e validadas em seus sentimentos.

Valores

• Propagar conhecimento de forma real e ética;
• Tratar aos envolvidos com acolhimento;
• Expressar segurança e conforto;
• Responsabilidade e cuidado;
• Humanização.

Quem somos

Gabriel Rocha Villaça

CRP 06/132906

Psicólogo, especialista em Antroposofia na Saúde pela UNIFESP/EPM, em Intervenções Psicológicas baseadas na Teoria do Apego e em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, ambas pelo Quatro Estações Instituto de Psicologia. Mestrando em Psicologia Clínica pela PUC/SP – LELu (Laboratório de Estudos e Intervenções sobre Luto). Co-autor do livro infantojuvenil As Aventuras de Ninguém sobre vínculos seguros e masculinidade e autor do livro infantojuvenil O menino vento e a borboleta sobre vínculos, perdas e adaptações.

Pai de 1 filho (a) que já se foi, mas está presente no coração, na alma e na vida. Pai de 10 filhos peludos, em que 04 já partiram, mas seguem igualmente vivos. Usuário há 7 anos de serviços de reprodução assistida.

Instagram: @gabriel.villaca

Natália Menezes Aguilar Parente

CRP 06/92570

Psicóloga pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Gestalt-terapeuta, pelo Instituto SEDES Sapientiae. Especialista em Psicologia Perinatal e da Parentalidade, pelo Instituto Mater Online. Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto, pelo Quatro Estações Instituto de Psicologia. Especialista em Psicologia Clínica e Psicologia da Saúde pelo Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
Co-autora da Revista de Gestalt do Instituto Sedes Sapientiae, volumes 18, 19, 20 e 24. Co-autora do livro Os desafios da maternidade (2023) e Autora Organizadora do Livro Psicologia Perinatal: caminhos do planejar, conceber, gestar e cuidar (2023), ambos pela Editora Universo Psi.
Mãe de quatro: um no céu e três aqui, fontes de inspiração dos trabalhos e estudos dentro da psicologia.

Instagram: @nataliaaguilarpsicologa

Simone de Borba Mantuani

CRP 12/10259

Psicóloga pela Faculdade Uniasselvi/Fameblu. Gestalt-terapeuta pela Comunidade Gestáltica. Possui Especialização em Psico-Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e Especialização em Psicologia Hospitalar pelas Faculdades Pequeno Príncipe de Curitiba/PR. Especialista em Teoria, Pesquisa e Intervenção em Luto pelo Quatro Estações Instituto de Psicologia.

Atuou por mais de 6 anos na área da Oncologia e Cuidados Paliativos. Organizadora e coautora do livro Psico-Oncologia Caminhos de Cuidado (2019).

Foi tentante por 3 anos. Mãe de um lindo menino que foi gerado com auxílio da reprodução assistida. Mãe de dois peludos.

Instagram: @psi.simonemantuani

A psicóloga Maria Regina Cardeal Monteiro Grosso – CRP 06/164520, participou de toda elaboração do trabalho que embasou nosso site, bem como sua criação, estando conosco até Maio de 2024. A partir desta data, o site passa a ser moderado pelos psicólogos Gabriel Villaça, Natália Aguilar e Simone Mantuani.